quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rápidas Anotações - considerações velozes de tempos apressados

É com prazer e orgulho que divulgo a publicação do meu primeiro livro. O título (Rápidas Anotações) se deve a grande presença de aforismos no livro, onde apresento uma filosofia rápida, mas nenhum pouco apressada. São pensamentos lapidados e revisados nos últimos 5 anos. Até encontrar em cada aforismo uma mensagem impactante, não só através do conteúdo, mas também pela estética.
Aconteceu que, por motivos alheios à minha vontade, precisei fazer da comunicação um golpe certeiro, quando as oportunidades ficaram escassas, a precisão ganhou importância. Nesse refino, uma espécie de dialética negativa tomou conta da minha visão de mundo, o senso de humor  tantas vezes presente no meu cotidiano, ganhou, em alguns momentos, um tom sombrio. Parecido com o do personagem "Comediante" na revista Watchmen, o que tornou esse capítulo oscilante entre momentos carregados e leves.
A não separação dos aforismos em tópicos temáticos permite uma aleatoriedade na leitura, trazendo uma perspectiva lúdica na relação do leitor com o livro, atendendo a esse princípio vou pincelar três aforismos:

99
Ensinar a rua ensina, mas a sua metodologia é assassina.

173
A sinceridade que resulta da incapacidade de simular é tão dispensável quanto involuntária.

320
No mar revolto, a bússola é apenas uma intenção, às vezes um luxo.

Também inclui no livro um capítulo dedicado a diálogos, uma série de conversações que vão de uma conversa de casal até um bate-papo entre dois prédios antigos e um último capítulo com contos curtos.
Vale lembrar que o livro contou, e só foi possível, com apoios! Primeiro o incentivo da lei Rubem Braga, depois com o apoio cultural da Viação Grande Vitória e principalmente com a colaboração de amigos e parceiros. Muito obrigado a Huemerson Leal, Wener Marq, Luciana Colodete, Saulo Ribeiro e Fátima Santos.

Para comprar:
Sebo do Matheus no IC2 da UFES
(breve na Logos Livraria)
Ou através do email: editora.intuitiva@gmail.com





terça-feira, 28 de junho de 2011

Cine Expurga

O SESC Vitória sondando por artistas locais representativos na produção cinematográfica convidou o Coletivo Expurgação para organizar uma mostra a "Cine Expurga". O evento acontece nos dias 29 e 30 de Junho no Cine Jardins (Vitória) às 20:30h. Entrada Franca. O coletivo selecionou videos realizados nos últimos anos e também separou alguma estreias para o evento. Destaque para o curta-metragem UMA dirigido por Alexandre Barcelos e o documentário "Últimos Refúgios - Itaúnas" dirigido por Leonardo Merçon e Yuri Salvador. A programação está aqui:

 Aproveite.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Notícias: Maio 2011.

Livro: Rápidas Anotações
A revisão finalmente passou para as mãos de uma profissional, domingo acertaremos os últimos retoques, depois disso é Wener e gráfica!

Hardcore Capixaba Detona!
Finalmente está desenterrada a gravação inédita de uma antiga banda que participei (baixo, vocal e algumas letras), a BMX!
Ela era uma das bandas do Sindicarlaile, um conglomerado de bandas que por alguns anos conspirou contra a cultura capitalista. Ameaçávamos pelo exemplo e seguimos com afinco diretrizes que nós mesmos ajudamos a criar no Faça-Você-Mesmo daquela época (final dos 90 e início dos 00), por alguns anos pertencemos a uma rede que integrou o hardcore nacional e mundial. Hoje é história e somos orgulhosos de ter feito parte disso tudo.



Animação: Tortoise e a espeleosofia
Está no ar a animação que ajudei a produzir com meu amigo Gabriel Albuquerque.


Tortoise e a espeleosofia from Feeding the Fire on Vimeo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Notícias: Abril

Livro
A revisão final do meu livro (Rápidas Anotações: Considerações velozes de tempos apressados) está na reta final!
O processo de finalização do livro não foi e não está sendo rápido, mas para refinar a escrita e deixá-la no formato do aforisma precisei de um certo trabalho que, finalmente está acabando.
Para completar a correria meu editor acaba de ser pai (seja bem vinda Alice!), as ilustrações de Huemerson Leal estão prontas e a capa de Victor Monteiro falta apenas digitalizar.
Estou feliz com os resultados e contando os dias para o lançamento! Conto com a presença de todos vocês leitores, amigos, amigas, curiosos, colegas e conhecidos.

Animação
A realização de mais um roteiro de animação está concluída. A parceria com Gabriel Albuquerque segue firme e estamos buscando mecanismo para realização dela. O processo de animação é uma arte e o desenhar de Gabriel parece desenvolvido para isso.


Cartazes
Estou levando mais a serio a produção de cartazes (aqui chamados de anti-propagandas), meu processo de criação é através do desvio. Inserindo frases, editando imagens, criando novos significados para antigas imagens. Meu trabalho é praticamente intuitivo, mas o resultado vem me agradando. Estou reunindo o material pra um próximo lançamento (formato ainda a estudar).

Nós vemos nas ruas!
Leonardo Prata
abril - 2011